Em toda a história de nosso planeta, a madeira esteve presente como uma das soluções construtivas mais antigas. Seu uso como um elemento da construção civil proporcionou o desenvolvimento dos mais diversos tipos de construção, entretanto, com o passar do tempo, também causou danos à natureza.
O uso desenfreado da madeira, sem preocupação com o ecossistema, resultou em grandes áreas de desmatamento e afetou o meio ambiente. O que torna a preservação da natureza e a promoção da sustentabilidade um dos grandes desafios globais atualmente.
Utilização da madeira de reflorestamento no setor madeireiro – imagem Adobe Stock.
Ao longo dos anos, diversos estudos foram realizados para reverter os danos causados à natureza, contudo, com a compreensão de que a madeira é uma matéria-prima essencial para a sociedade e precisa continuar sendo utilizada. Com isso, chegou-se ao resultado de que o tratamento da madeira era uma prática importante a ser realizada e mantida.
Madeira tratada
O tratamento da madeira se refere, portanto, ao uso de madeira de áreas de reflorestamento, que são plantadas exclusivamente para que sejam utilizadas por madeireiras.
Além disso, esta prática tem como benefício causar menos danos à mata nativa, proporcionando, também, a renovação do ecossistema.
Essa é uma solução que preserva o meio ambiente e é altamente sustentável.
Madeira de áreas de reflorestamento, solução que preserva o meio ambiente.
Nos últimos anos, a palavra “sustentabilidade” ganhou grande destaque no setor madeireiro, sendo o termo que guia diversas ações. Além da utilização de madeira de reflorestamento, também passou a ser aprimorado constantemente o tratamento realizado nas madeiras.
Na Madesch, por exemplo, o tratamento é realizado em autoclave, por Osmose K33, que tem como resultado uma maior proteção à madeira, contra a ação do tempo, de pragas e de demais elementos externos que poderiam deteriorar o produto. Deste modo, há uma garantia de que sua qualidade se mantenha por muito mais tempo.
Um dos benefícios da madeira tratada é permitir seu uso em ambientes internos ou externos, tendo ou não contato direto com o solo. Por conta da qualidade do produto, é possível seu uso para construção de galpões, casas, assim como utilização como elemento estrutural ou decorativo em demais estruturas e até mesmo como pergolados, decks, postes, mourões e cercas.
Madeira tratada para construção de galpões e até mesmo para pergolados, decks, postes, mourões e cercas.
O tratamento realizado garante que a umidade do solo não afete a qualidade da madeira, permitindo seu uso por muito mais tempo sem exigir manutenção. Com isso, as estruturas construídas com madeira tratada possuem maior durabilidade do que as com madeiras que não passam por esse tratamento.
Além disso, com os cuidados certos, essa durabilidade pode ser elevada. Um desses cuidados é a aplicação de verniz, por exemplo, que aumenta a proteção externa da madeira e permite prolongar sua vida útil.
Ideal para todos os projetos, a madeira tratada é sustentável e eficiente.
Madesch
A Madesch é uma empresa referência no tratamento de madeira, atuando com sustentabilidade e preservando o meio ambiente em todas as ações.
Atuamos de forma responsável, entregando aos nossos clientes madeiras de qualidade e durabilidade, ideais para todos os tipos de projetos.
Conte com nossos produtos em sua obra ou projeto. Entre em contato com nossa equipe e solicite orçamento!
Gostou do material que preparamos para você?
Leia também:
Madeira tratada: uma opção sustentável para aplicações externas